A cidade dentro da cidade - 3° lugar concurso nacional
Localização
Joinville - Santa Catarina - Brasil
Área
50.000 m²
CONCEITO
Reconhecer a relação entre natureza, paisagem e objeto edificado é uma das grandes contribuições brasileiras à arquitetura mundial. Desta forma, buscamos acomodar as necessidades construtivas às especificidades do sítio como condicionante frente à degradação da natureza cada vez mais presente.
A definição do programa reflete em um conjunto de diretrizes urbanísticas:
O programa criado compreende os seguintes setores interligados:
O ESPAÇO COMUM
Compreendendo o Perini Business Park como uma cidade dentro do município de Joinville, fica clara a importância e a necessidade de áreas públicas neste espaço. A impossibilidade destas áreas públicas estarem disponíveis a toda a população, também representa uma oportunidade de se criar espaços abertos que possam ser usufruídos em sua totalidade e que sirvam de exemplo de urbanidade. Desta forma, são as praças que delimitam áreas de utilização construídas e não o contrário. Entendemos que quanto mais intensas sejam as relações humanas mais propício será o ambiente de trabalho. Assim, os espaços abertos variam desde a praça monumental a pequenos núcleos de convívio e trilhas dentro do bosque. Para ativar estas praças a circulação foi pensada de forma a compor a totalidade do terreno e suas conexões com o entorno imediato. O terreno em si, será poroso e com diversos eixos de passagem. A circulação de veículos é restrita e acontecerá em sua maior parte em áreas de desnível natural.
A praça monumental foi projetada em nível para flexibilidade de usos. Este deve ser um espaço apto a receber feiras, eventos com coberturas flexíveis, campeonatos esportivos, atividades artísticas e culturais, além de área de convívio e lazer. Projetamos um mobiliário flexível que pode ser implantado em diversos locais do condomínio, extrapolando os limites do terreno.
Do encontro com os eixos criados pela praça monumental e pela continuidade visual da via Nápoli foi criado um mirante. Este será um ponto de referência na horizontalidade do condomínio e irá propiciar a visualização e contemplação de grande parte do condomínio e conectando visualmente o todo.