Diálogo de texturas
Localização
Gramado, Rio Grande do Sul
Área
3,18 hectares
CONCEITO
Reordenar os valores Paisagísticos e Culturais
A requalificação do Lago Joaquina Rita Bier é um exercício de organizar uma nova centralidade para a comunidade local. Organizar um parque com atributos contemporâneos que atenda também a vocação turística do município de Gramado. Para torná-lo convidativo, atendendo e melhorando a relação com os atuais usuários e priorizando a paisagem existente, propomos a criação de eixos específicos que dialogarão com seu público-alvo.
Paralelo a rua Leopoldo Rosenfeld – Eixo Bairro Planalto- centralizando novas atividades e interesses da comunidade local e propiciando novas relações com o Lago Joaquina Rita Bier.
Tendo a ilha com referência- Eixo Cultura e Lazer- unifica atividades de interesse cultural e lazer amarrando o parque no sentido sudoeste- nordeste. Requalifica e criar novos usos aos espaços públicos com incentivo às práticas sociais e culturais.
Com intuito de facilitar a circulação entre os eixos, uma transversal de eventos e passagem é desenhada, valorizando a circulação entre os públicos e otimizando circulações no sentido rua Reinaldo Bertolucci e Avenida Borges de Medeiros.
Uma matriz de flores, forrações e vegetação arbustiva, utilizando espécies da região e adequadas para a arborização de vias públicas e espaços de lazer, qualifica e compõe a paisagem do parque – uma interface entre o bioma da região das hortênsias e bioma dos Pampas – gera sombreamento e melhora a qualidade estética e ambiental dos espaços;
Os desenhos de pisos e pavimentação dos eixos é utilizado como estratégia para ordenar fluxos e organizar espaços, priorizando a permeabilidade do solo, a utilização de materiais de fácil obtenção e a acessibilidade universal.
Assim, propomos reordenar a utilização dos espaços públicos existentes integrando os elementos de valor paisagístico e cultural atribuindo qualidade e novas conexões.
Nova Centralidade para Bairro Planalto
Uma das centralidades do bairro Planalto é a rua Leopoldo Rosenfeld, estrategicamente implantada, corta o bairro no sentido nordeste – sudoeste, conectando os moradores ao centro. Assim, propomos um eixo para uso do bairro, com atividades de interesse dos moradores, paralelo a rua Leopoldo Rosenfeld.
Este eixo absorve a nova praça do bairro com academia ao ar livre e playground, convite aos moradores a utilizar espaço calmo e protegido das atividades turísticas do município de Gramado.
Decks de permanecia sombreados, ora pergolados, ora arborizados, criarão novas fachadas para o Lago Joaquina Rita Bier, novas perspectivas e olhares sobre o entorno
Acesso facilitado aos chalés, vinculados ao Território Criativo Vila Joaquina, intensificando a geração de emprego e de renda por meio da economia criativa.
Unidades de passagem generosas, fluidez e dinamismo ao pedestre. Topografia equacionada por escadarias e acessos em níveis, estrategicamente desenhados, mantendo uma superfície de passeio agradável e contínua sobre o eixo. Cria-se uma hierarquia na chegada pela rua Reinaldo Bertoluci com deck de contemplação.
A utilização de forrações e maciços vegetais ajudarão na espacialização do eixo Bairro Planalto, Ipês-amarelos ajudarão na identificação e marcação do eixo.
Um novo diálogo Bairro Planalto – Lago Joaquina Rita Bier é criado.
Cultura e Lazer
A Avenida Borges de Medeiros é uma das principais vias da cidade, sendo considerada um dos pontos turísticos e econômicos. É um dos acessos ao município pela RS 115 até o centro. Assim, ela é tratada como uma via estrutural com apelo público de turismo, cultura e lazer.
Propomos um transpasse da Avenida Borges até um novo eixo de cultura e lazer por uma circulação icônica, uma rampa circular, gerando novas perspectivas 360° do Lago Joaquina Rita Bier e seu entorno. Mantemos os acessos pelas escadarias da avenida ao lago, mas priorizamos essa vocação icônica da paisagem e passagem turística da Avenida Borges de Medeiros.
Sob essa rampa, um jardim de flores dialogando com os biomas da região das hortênsias e dos pampas, sendo um atrativo em duas cotas, dialogando com a rótula do Kikito.
Eixo Cultura e Lazer é criado.
A “Brizoleta” com vocação educacional, construída no âmbito do programa “Nenhuma Criança Sem Escola no Rio Grande do Sul”, estarta o eixo cultura e lazer a sudoeste. Com arquibancadas, utiliza a empena do Arquivo Municipal como cinema ao ar livre. É seguida por um “bosque da cultura”, um anfiteatro semienterrado para atividades de leitura e teatro ao ar livre.
Seguindo no eixo o ateliê/café é mimetizado nas árvores existentes, blocos dispersos criam espaços surpresas e jardins floridos respirando arte, cultura e respeito a paisagem natural. O ateliê visa a ilha de eventos e o “bosque da cultura” permitindo continuidade visual do eixo Cultura e Lazer.
A amarração com a Secretaria da Cultura, novo anfiteatro e a estátua Kikitóide se dará pela pavimentação em placas de concreto avermelhadas, ligação direta com o eixo Cultura e Lazer, facilitando a orientação do usuário, não havendo necessidades de uma comunicação visual intensa.
O eixo é interrompido ao chegar no lago. Cria-se uma plataforma arquibancada para visualização do palco na ilha central e eventos culturais que ali ocorrerão.
Sobre as águas, iluminação cênica e novos chafarizes continuará o eixo até a porção nordeste, onde um tapete de concreto avermelhado conduzirá o pedestre até o parque pela avenida Borges de Medeiros.
O Eixo Cultura e Lazer terá espaços de permanência com mobiliários, canteiros, iluminações, que ambientarão seu traçado. Ipês-roxos ajudarão na identificação e marcação do eixo.
Largas unidades de passagem, permitirão fluidez e acessos facilitados as atividades conectadas ao eixo.
Diálogo das águas
Como experiência atrativa tanto de dia quanto a noite propomos um “diálogo das águas”, o eixo Cultura e Lazer receberá novos chafarizes e a ilha um pequeno mirante.
De dia, com os chafarizes ligados, o usuário estará no centro da experiência, interagindo com chafariz existente através de um pequeno mirante.
À noite, projeções em ambos os chafarizes propiciarão experiências para os visitantes tanto imersos na ilha quanto na orla do lago. Interações diárias e para eventos especiais serão estimuladas.
Quando os chafarizes estiverem desligados, o mirante servirá de visada icônica para o entorno imediato.
Transversal de eventos e passagem
A conexão bairro Planalto-av. Borges de Medeiros se dará transversalmente aos eixos criados, eixo Bairro Planalto e eixo Cultura e Lazer. Não sendo somente uma passagem, em frente a Secretaria de Cultura cria-se um espaço para eventos culturais, corporativos, educacionais e lazer ao ar livre. Feiras, implantações de arquibancadas, montagem de estruturas efêmeras, de variados formatos e geometrias.
Cabe frisar a conexão acessível com os lotes privados (restaurantes) a nordeste, taludes escarpados e floridos conduzem os usuários do parque aos lotes privados, sem interferirem nas visadas dos terraços dos restaurantes para o lago e eventos que ali ocorrerem.
Uma matriz de caminhos orgânicos e bucólicos, amarrarão toda o conjunto da paisagem, contrapondo e valorizando a paisagem construída.