Edifício com expressão tecnológica - menção honrosa concurso nacional
Localização
COMPERJ/RJ/Brasil
Área
2.540 m²
CONCEITO
O movimento do olhar como ponto de partida na busca da natureza e dos sinais da história (convento e campanário) é enfatizado pela implantação dos blocos do Centro de Informações do COMPERJ, ao extremo norte do terreno. Os volumes do Memorial para a guarda da pedra fundamental, Auditório, Sala de visualização 3D, Salas de vídeo conferência e reuniões, Biblioteca para multimídias e Museu, bem como os vazios destinados ao Salão principal, Praça cívica e Museu externo foram dispostos em virtude da funcionalidade e permeabilidade visual, fazendo com que a transição entre o existente e o novo seja feita de forma harmônica.
Neste mesmo sentido, o conjunto da Administração situa-se abaixo dos eixos contemplativos que se direcionam para a futura instalação do COMPERJ e para as ruínas do Convento, impedindo que incidisse uma barreira visual.
A idealização de um lugar de pesquisa, permanência e contemplação, que se mimetiza com a paisagem, mostra-se através de uma linguagem tecnológica que permite ao edifício atender aos ideais da PETROBRÁS e de solução arquitetônica que resulta da compreensão de tais conceitos para sua viabilização.
O desenho do edifício decorre, com base na influência dos fatores climáticos e de orientação solar, do enfoque sustentável e eco-eficiente, evidenciando-se na utilização de soluções tectônicas e de materiais adequados.