Técnica comtemporânea local
Localização
Rio Branco/AC/Brasil
Área
28.000 m²
CONCEITO
O novo Campus do Instituto Federal do Acre busca uma linguagem contemporânea com conceitos construtivos e imagens locais. Sua estrutura será metálica com pilares e vigas em seção duplo C, soldados e treliças na parte central do vão. Acabamentos serão feitos em madeira, e tijolo produzido localmente. Citando Frampton, materiais como madeira, tijolos e pedra são construtos culturais cujo significado implícito pode ser prontamente associado com determinada paisagem, caráter nacional ou valor ético.
O novo bloco de laboratórios do Campus Cruzeiro do Sul atuará mais como uma implantação urbanística do que um bloco fechado. Sua arquitetura configura amplos espaços de convívio e interação com a função educacional.
Sua organização parte de 10 planos de concreto bruto, com formas simples de madeira, com 5,20 m de altura. Os planos estarão alinhados com o bloco existente. Entre estas placas de concreto são encaixados espaços de laboratórios, salas de pesquisa e banheiros. Cada espaço será deslocado, movimentado, criando áreas de convívio e praças de interação.
A organização nova biblioteca parte da criação de um elemento marcante e central no espaço reservado à biblioteca. Ainda, este deverá atuar como organizador do espaço aliando ao mesmo diversas funções como acervo, área de leitura reservada, recepção e porta volumes. Sua organização central é a ideal para acervo dos livros de forma protegida da luz natural. Ao redor deste equipamento estão distribuídas as áreas de leitura, estar, pesquisa, convívio e salas de leitura.